15 de março de 2018
Acimam recebe certificação de gestão da Faciap

Marco Tadeu Barbosa, presidente da Faciap

Representantes de 54 associações comerciais e coordenadorias que participaram do Programa de Certificação em Gestão (PCGF), executado pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap) receberam as certificações em uma solenidade na terça-feira (14), no auditório do SEBRAE, parceiro no programa. O PCGF foi criado para alavancar o desempenho organizacional das entidades, melhorando processos e implantando ferramentas de boas práticas de gestão. A Acimam foi uma das 54 associações e esteve representada por Thalita M. Senhorini, secretária executiva, e Érica de Pauli Cantieri, funcionária da associação. Além da Acimam, as associações comerciais de Quinta do Sol e Araruna, todas pertencentes à Cacercopar, também foram premiadas.

Para essa primeira etapa, as associações foram selecionadas pela Faciap em conjunto com as coordenadorias. Para este ano, serão mais 45 entidades inseridas no programa. O foco do programa são as entidades de pequeno porte.

“Mais importante do que o próprio certificado é que presidentes, diretores e executivos mantenham em prática as ferramentas de boa gestão que obtiveram com o programa”, afirmou o presidente da Faciap, Marco Tadeu Barbosa. “É uma oportunidade que este projeto oferece para que as entidades cresçam e também contribuam para mudar a realidade de seu território”.

Para isso, foram trabalhadas várias áreas dentro das entidades: pessoas; processos internos; finanças; clientes; cultura associativa; desenvolvimento local; e serviços. As coordenadorias e associações eram pontuadas segundo o desempenho alcançado. A soma dos pontos resultou na conquista de uma das três certificações, que são ouro, prata e bronze.

A Associação Comercial e Empresarial de Pitanga (ACEPI) foi uma das que receberam o ouro. O presidente da entidade, João Sérgio Hey, recebeu a certificação no auditório do SEBRAE, e afirmou que para conquistar o título, foram revisados os procedimentos e rotinas da associação. “Pudemos observar que a gestão ficou bem mais definida e os resultados mais visíveis”, disse ele. Sérgio Hey foi acompanhado de todos os empresários que são ex-presidentes da ACEPI.

Além disso, Sérgio Hey afirmou que, com o Programa de Certificação de Gestão, a entidade compreendeu o quanto ainda pode evoluir. “Incentivados pelas boas práticas na gestão, podemos proporcionar melhor fluidez e eficiência no dia a dia da ACE Pitanga”.

A Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Centro Oeste do Paraná (Cacicopar) recebeu a certificação prata. O presidente Marco Borges, que recebeu a placa nesta quarta-feira (14), relembrou que o trabalho começou em 2016, com a capacitação de presidentes no curso Líder Associativista, promovido pela UniFaciap. “Foi muito importante participarmos e será um grande desafio manter e melhorar o programa. A boa gestão da coordenadoria irá refletir em um atendimento de melhor qualidade para nossas associações”, afirmou ele.

Durante o evento, o diretor de operações do SEBRAE, Júlio Agostini, lembrou que a parceria com a Faciap é muito bem-vinda, já que dotar as associações com melhores condições de gestão é investir no desenvolvimento dos territórios. Já Vitor Tioqueta, diretor-superintendente do SEBRAE-PR, disse que a implantação das ferramentas de gestão irão ser percebidas pelos empresários, que vão receber um atendimento ainda melhor das associações.

Com informações da Faciap

Representantes da Acimam no evento

Momento da entrega da premiação à Acimam   Associações da Cacercopar que receberam o prêmio

Estado do Paraná e as coordenadorias