6 de fevereiro de 2019
Agência do Sicredi é inaugurada em Mamborê
 
A 71ª agência Cooperativa de Crédito Sicredi Vale do Piquiri ABCD PR/SP foi inaugurada na manhã de terça-feira (5), em Mamborê. Estiveram presentes Ricardo Radomski, prefeito de Mamborê; Jaime Basso, presidente da Sicredi Vale do Piquiri ABCD PR/SP; vereadores: Hildebrando Ribeiro de Oliveira e pastor Everson Clei Tiburcio; Rafael Augusto Hafemann, gerente da nova agência; Álvaro Ângelo de Lima, presidente da Associação Comercial e Industrial de Mamborê (Acimam); Moacir Niehues, diretor executivo da Sicredi; Cirineu Pedro Varolo, gerente regional de desenvolvimento; Pe. Valdecir Liss, pároco; Higo Jardel Beltramim, gerente da C.Vale; Jairo Martins de Quadros, gerente regional da Emater; e outros. A agência está instalada em um prédio de mais de 400m², na Av. Manoel Francisco da Silva.

“Os jesuítas deixaram marcas profundas também em Mamborê”, disse o Pe. Valdecir Liss, lembrando que o Sicredi foi idealizado por um jesuíta, também. Após as palavras do Pe. Valdecir, houve bênção às novas instalações.

“Nosso objetivo é promover o desenvolvimento dos associados e da comunidade local”, disse Rafael Augusto Hafemann, gerente da nova agência, apresentando a equipe de trabalho.

“Hoje, no Brasil, 5 bancos detêm mais de 80% do mercado; um mercado extremamente concentrado e isso não é nada bom, para a população, de maneira geral”, disse Moacir Niehues, falando da importância do fortalecimento das cooperativas de crédito. Ele citou também que em mais de 200 municípios do país o Sicredi é a única instituição financeira.

  “Se nosso comércio evolui, ele vai gerar empregos aqui, vai gerar impostos aqui, vai melhorar a vida”, disse Álvaro Ângelo de Lima, explicando que a parceria com a associação comercial começou antes ainda da implantação da agência. “Sejam bem-vindos e obrigado por escolherem Mamborê”, conclui o presidente da Acimam.

O prefeito Ricardo Radomski falou sobre a conversa que aconteceu entre ele e o presidente da Sicredi, em Assis Chateaubriand, durante um evento, em outubro de 2017. Na ocasião, houve o convite formulado, informalmente, pelo prefeito, para que se instalassem em Mamborê.

Sicredi

O Sicredi foi fundado em Nova Petrópolis, RS, em 1902, pelo padre jesuíta suíço Theodor Amstad. Hoje, a cooperativa de crédito está presente em 22 estados do Brasil, com cerca de 1700 agências e cerca de 4 milhões de associados. A Vale do Piquiri ABCD PR/SP é uma das 115 cooperativas que formam o Sicredi e tem 71 agências nos estados do Paraná (43 municípios) e São Paulo (8 municípios). Atualmente, a cooperativa de crédito oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros aos seus associados.

 
Autoridades   Álvaro Ângelo da Lima, presidente da Acimam
 
Hino Nacional   Entrega da chave, inaugurando a agência
 
    Ricardo Radomski, prefeito de Mamborê
 
Jaime Basso, presidente da Sicredi Vale do Piquiri ABCD PR/SP   Pe. Valdecir Liss, pároco da paróquia Imaculada Conceição de Mamborê
 
Rafael Augusto Hafemann, gerente   Moacir Niehues, diretor executivo
 
Vereadores Pastor Everson e Hildebrando com o gerente da agência, Rafael Augusto Hafemann   Equipe da agência de Mamborê
 
    Preces

Interior da agência
     
A primeira reunião, na sala destinada para este fim, para uso da comunidade, aconteceu logo após a inauguração. Jairo Martins de Quadros, gerente regional da Emater falou sobre a Caminhada da Natureza, propondo a realização em Mamborê, a exemplo do que já aconteceu em outros 19 municípios da Comcam